Por essa vocês não esperavam... DB da Super Formula japonesa de 2025!
A Super Formula japonesa já foi tratada como a Formula 1.5 devido à similaridade dos seus carros com a Formula 1, e até hoje é usada como laboratório pelas marcas japonesas (vulgas Honda e Toyota atualmente) para seus projetos de competição em outras categorias, e também para alocar pilotos que precisam de uma chance competitiva em maquinárias de alto calibre.
Para você que é mais novo, a Super Formula japonesa data dos anos 70, quando ainda era a Formula 3000 japonesa. Teve seu auge na época que se denominava "Formula Nippon".
À época, houve uma verdadeira invasão de estrangeiros que atrás dos holofotes, que estavam difíceis de conquistar na Europa, vieram tentar a sorte nesta competição.
Vários pilotos conseguiram migrar para a Formula 1, ou chamaram a atenção e passaram a integrar algumas equipes, como por exemplo: Eddie Irvine, Pedro de la Rosa, Ralf Schumacher e Ralph Firman.
Outros vieram a ter sucesso em outras categorias, como André Lotterer, Loic Duval e Benoit Treluyer no WEC e Tom Coronel na antiga WTCC (Mundial de Turismo, hoje TCR).
Também, por tratar-se da categoria máxima de monopostos japonesa, foi um celeiro de promessas nipônicas que correram na F1, ou como o seu novo lar após a jornada nas competições europeias, vide: Kamui Kobayashi, Kazuki Nakajima, Aguri Suzuki, etc...
Como disse antes, a SF de hoje é a competição máxima do automobilismo japonês de monopostos, e corre em paralelo à Super GT. Inclusive, grande parte dos pilotos faz jornada dupla nos campeonatos, pois várias equipes correm em ambas categorias.
Infelizmente, o calendário da SF não é recheado de etapas, e é até bem espaçado entre elas. Apenas nos últimos anos a categoria passou a fazer jornada dupla nos seus finais de semana, para que haja mais disputa. Embora haja uma quantidade grande de autódromos no Japão, apenas 5 sediam etapas, e se repetem ao longo da temporada. Não há perspectiva de uma maior expansão no futuro.
A SF/F3000 Japonesa/Formula Nippon tem uma história riquíssima, e tem um hall da fama bem diversificado, com vários nomes que vão chamar sua atenção.
Falando sobre os carros, é uma categoria que corre com carros idênticos, similar à Indy, e apenas Honda e Toyota são fornecedoras de motor para o campeonato.
Para poder nivelar esta DB mais adequadamente, as outras 8 marcas tem potência mínima, e embora os carros sejam iguais, o acerto fino e algumas peças ficam a critério das equipes, portanto, há sim uma diferença na performance dos carros na vida real e no nivelamento da DB.
Para poder nivelar esta DB mais adequadamente, as outras 8 marcas tem potência mínima, e embora os carros sejam iguais, o acerto fino e algumas peças ficam a critério das equipes, portanto, há sim uma diferença na performance dos carros na vida real e no nivelamento da DB.
Este cenário de equipes que outrora foi muito diversificado, passou por um "fechamento" no circo dos participantes, devido à viabilidade financeira da categoria, mas vê-se uma mudança no cenário especialmente a partir de 2024, onde novas equipes entraram. Há também a possibilidade de competir com apenas 1 carro. Dou como exemplo a B-MAX, que tem apenas 1 piloto (aqui, adaptado), a ThreeBond, a Triple Tree, e a Delightworks que estreará em 2026.
E agora vamos ao que interessa, os pilotos !
A verdade é que estou montando esta DB desde o final de 2024, mas estava bastante difícil completar a lineup de pilotos, especialmente com a aposentadoria de alguns pilotos já veteranos, e a dificuldade de obter informações, pois meu japonês é bem fraco, e não há muita divulgação.
O estopim para conseguir dar o primeiro passo foi quando anunciou-se que Oliver Bearman e Andrea Kimi Antonelli participariam de testes pós-temporada 2024 (embora o segundo não tenha chegado a participar).
Embora vocês já estejam cansados de tanto lenga-lenga, farei minha tradicional introdução das equipes participantes e justificativas, pois houve uma certa liberdade criativa para adaptar o campeonato ao CM14:
- Dandelion - docomo Team Dandelion: A campeã de 2024 participa apenas da SF e tem uma estrutura super enxuta e eficiente. Tadasuke Makino (que já correu na F2) e Kakunoshin Ohta (que testou na Indy há umas semanas) são os pilotos titulares. A equipe não dá informações de pilotos adicionais, então adaptei Nobuharu Matsushita (aquele mesmo), que correu por anos na F2 e aqui na SF, e será o piloto da Delightworks em 2026;
- Team Mugen: Equipe de fábrica da Honda, tem Ayumu Iwasa (aquele que é piloto da Red Bull e testa F1 às vezes, mas é piloto Honda) e o veterano bi-campeão Tomoki Nojiri. Hiroki Otsu é piloto de testes pois é piloto de fábrica da Honda há anos, também com experiência na SF;
- TOM'S - Vantelin Team TOM's: Equipe tradicionalíssima no automobilismo japonês, especialmente conhecida se você jogou Gran Turismo 4. É bem alinhada com a Toyota e conta com o já campeão e atual favorito para vencer novamente Sho Tsuboi (que inclusive fez teste na Haas mediante parceria com a Toyota) e o franco-argentino Sacha Fenestraz, que correu na Formula E com a Nissan, já atuou na categoria anteriormente, e retorna para esta disputa. O 3o piloto é Yuki Sano, que corre de TOM's na Super Formula Lights;
- KCMG - A única equipe não japonesa do grid (é de Hong Kong), tem motores Toyota e costuma contar com pilotos de renome. Atualmente tem Kamui Kobayashi (aquele mesmo) que está há vários anos, e Nirei Fukuzumi (também correu de F2 e fez parte da academia Red Bull). O 3o piloto é Yuki Sekiguchi, piloto reserva da equipe;
- Nakajima Racing: A equipe do lendário Satoru Nakajima conta com motores Honda. Ren Sato (piloto Honda, sem relação com Takuma Sato), e o nipo-brasileiro Igor Fraga (ele mesmo, campeão de Gran Turismo 6, e correu bem na F3) que foi promovido este ano estão nos carros, e indo até que bem. O adicional é Riki Okusa, que corre pela Nakajima no Super GT;
- Kondo Racing: Outra super tradicional, tem Kenta Yamashita, veterano piloto Toyota, e o novato britânico Zak O'Sullivan, outrora da academia da Williams e dispensado no meio da temporada 2024 da F2, mesmo com bons resultados. Fez teste na SF, agradou, e está aqui tentando retomar a carreira. Também está correndo bem no Super GT. O reserva é Teppei Natori, que já disputou F3 e é piloto da equipe no Super GT;
- Cerumo INGING: A equipe conta com motor Toyota e emprega Sena Sakaguchi, piloto da marca, que destruiu na SF Lights e na Formula Regional japonesa em 2020, mas nunca foi nem perto do que performou naquele ano, e Toshiki Oyu, de visual extravagante. O reserva é Yuui Tsutsumi, piloto da equipe no Super GT e também testou no início do ano pela equipe.
- Team Impul: Outra equipe tradicionalissima, vive uma fase complicada. Empregou o dinamarquês Oliver Rasmussen, que já correu de F3 e LMP2, e Mitsunori Takaboshi, piloto Nissan e que estava fora da categoria há quatro anos. O 3o piloto é Rikuto Kobayashi, que nada tem a ver com Kamui, é piloto da academia da Toyota, vice-campeão da SF Lights 2024 e substituiu Rasmussen quando este se acidentou.
- TGM GP TGR DC: A equipe que hoje tem nome de senha de banco, é a antiga Team Goh. Também super tradicional no Japão, a partir de 2025 deixou os motores Honda e virou praticamente uma equipe B da Toyota, adotando a sigla TGR-DC (Toyota Gazoo Racing Driver Challenge), e sendo operada em conjunto pela TOM'S. Por ser equipe B Toyota, tem Kazuko Kotaka e Seita Nonaka, pilotos da academia. Este último substitui o rebaixado Hibiki Taira que não mostrou desempenho e virou reserva;
- B-MAX: Equipe lendária do "Dragon", dono que corre na Master's Class da SF Lights com seus quase 60 anos. É uma das principais equipes formadoras do Japão. Atualmente tem apenas 1 carro, Syun Koide, campeão da SF Lights com a B-MAX em 2024, e é da academia da Honda. A adaptação aqui está em incluir Atsushi Miyake, que corre pela ThreeBond mas tem também motores Honda. Como a B-MAX ficou à frente da ThreeBond, a segunda ficou de fora da DB;
- ROOKIE Racing: Esta equipe é fundada por um ex-piloto que queria treinar jovens e gentleman drivers. Posteriormente adentrou a Super GT e a Super Formula, e era a equipe B "oficial" da Toyota até ano passado. O piloto é o veteraníssimo Kazuya Oshima, que até anunciou aposentadoria da SF para este ano. A adaptação está em colocar Juju Noda, que correu na W Series, filha de Hideki Noda. Após término do contrato com a TGM, criou uma equipe para a filha correr, a Triple Tree Racing. O 3o piloto aqui é outro veterano, Naoya Gamou, que corre na ROOKIE no Super GT.
Escrevi muito e você não leu, mas complemento que nos pilotos adicionais temos uma gama interessante. Infelizmente a maioria tem seus stats aleatórios pois estão nas categorias de base japonesas, então é difícil estabelecer um nível de habilidade.
Destaco Ryo Hirakawa e Ritomo Miyata, pilotos Toyota e oriundos desta, hoje conhecidos pelo envolvimento na F1; outsiders com rumores de correrem aqui como Jack Doohan e Franco Colapinto; além de Kalle Rovanperä, bi-campeão mundial de rally, piloto Toyota que estreará na categoria em 2026. Até botei um Yuki Tsunoda ai por ser piloto Honda e talvez ficar sem cockpit na F1 2026.
Falei pra caramba, enrolei pra caramba, então BAIXE AQUI e divirta-se !
Escolha a temporada de 2026, e aproveite muito este mundo alternativo que é o automobilismo japonês.
Escolha a temporada de 2026, e aproveite muito este mundo alternativo que é o automobilismo japonês.
Um abraço e até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário