Como instalar DBs

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

DB WEC 2024 Hypercars by Jonathan Daniel



Nessa DB, os limites do Cockpit Manager foram testados e forçados ao máximo, aproveitem.

DB da WEC 2024 (mundial de Endurance) !!!!! - na categoria Hypercars...

Como vocês sabem, o Cockpit Manager não é um jogo perfeito - possui uma série de limitações que sua linguagem de programação implica, e por enquanto, a única forma de "burlar" seus limites é o uso de Cheat Engine, visto que seu código-fonte é criptografado, portanto até agora não pôde ser quebrado para fazer uma engenharia reversa, ou algo do tipo.

Fazer uma DB de WEC é algo que queremos de longa data na comunidade, mas exatamente por essas limitações, ela não será 100% funcional como acontece uma prova de Endurance.


Então, o que foi feito?


Fazendo vários testes, descobrimos que o limite de voltas que o jogo consegue processar numa corrida é 133.

E como estamos num mundial de ENDURANCE, é lógico "forçar" cada prova até seu máximo.

Buscando adaptar tudo, foram feitas as seguintes mudanças no calendário em relação à vida real:

  • O número de voltas foi colocado de acordo à duração de prova.
    Prova de 24h, 133 voltas / 12h, 132 voltas / 10 horas, 131 voltas / 8 horas, 130 voltas / 6 horas, 129 voltas;
  • Para tentar replicar o tempo real de cada prova, o tempo base de cada volta foi calculado de forma a cumprí-lo. Exemplo: Provas de 6 horas precisam de um tempo de volta base (no seco) de 2m48s. Desta forma, todas as pistas acabm tendo essa proporção pois no jogo não suportaria mais voltas (as 6 Horas de Interlagos tiveram 236 voltas na vida real);
  • O jogo tem uma limitação de processar até 18 horas de corrida. Ao fazer um teste proporcional, o jogo crashou em provas com chuva, pois o tempo base das voltas ficou em torno de 30s maior que o base. Desta forma, as provas de 24 Horas tem tempo base de volta de 7m37s250, exatamente para que em caso de chuva, o tempo base de volta fique dentro do limite de processamento de corridas. E o jogo não crashou simulando 4 temporadas completas.
  • O calendário real possui apenas 8 provas, e como o jogo exige mínimo de 12, foram adicionadas 4 corridas: 24 Horas de Daytona (mais tradicional prova de resistência dos EUA), 12 Horas de Sebring (também nos EUA, mas estava no calendário de 2023), 6 Horas de Portimão (estava no calendário 2024) e as 6 Horas de Monza (idem).
E POR QUAL MOTIVO AS 24 HORAS DE LE MANS SÃO A ULTIMA DO CALENDÁRIO QUANDO SE CORRE NO MEIO DA TEMPORADA?
No campeonato oficial, a quantidade de pontos é alterada de acordo à duração da corrida. Portanto, excepcionalmente neste caso, ao jogar esta DB, ative a opção de pontos dobrados na última corrida:


Ok, e como foi feito um Hall da Fama com tantos dados, e com cada carro tendo 2/3 pilotos?

Para este caso, consideramos as estatísticas SOMENTE das categorias antigas LMP1, LMP1-H ou Hypercar. Então as estatisticas dos pilotos do Hall da Fama e em uso na própria DB, não consideram outras categorias como LMP2 e GT. Consideramos as estatísticas INDIVIDUAIS. Então sim, 3 pilotos venceram uma corrida, 3 pilotos foram campeões...

E infelizmente, visando a tal da longevidade da DB, "aposentei prematuramente alguns pilotos, como Pechito López (que correu uma prova em 2024) e Nicolas Lapierre (que correu pela Alpine 
em 2024).


Para as equipes, temos um agravante. Como se não bastassem 2/3 carros por equipe, ainda por cima temos 3, 6 ou até 9 pilotos em cada equipe.
Foram consideradas as melhores equipes da temporada. Sendo assim, a Toyota possui 2 equipes (Gazoo), a Ferrari também possui 2 (embora a AF Corse no Mundial fosse uma equipe privada). A Lamborghini, Isotta Fraschini e Proton ficaram de fora pois não cabem.
E tomei a liberdade poética de colocar uma Bugatti aí.



Haveria a possibilidade de "simular" cada linha como um trio de pilotos. Ex: Um carro da Toyota seria "KOB / CON / VRI" (pois não cabe o nome de todo mundo) e o outro "BUE / HAR / HIR", mas isso não permitiria a flexibilidade dos trios, teria que inventar um critério para colocar uma idade, estatísticas, e ficaria misturado em relação ao Hall da Fama. Fora que teria que literalmente inventar 11 trio para "pilotos de teste" caso as equipes não tenham - e aí precisaria descobrir quem são pilotos de fábrica nas categorias, ou no GT... e mais 28 para colocar como disponíveis... Seria mais "preciso" mas prejudicaria demais a imersão na minha opinião. Fica a sugestão para quem queira editar e fazer assim.

Então Infelizmente os pilotos precisaram ser peneirados. Busquei verificar pilotos mais longevos em cada equipe ou mais experientes na categoria para assinalá-los como pilotos titulares. E alguns que ficaram de fora foram para os pilotos disponiveis. Tentei não colocar apenas pilotos muito experientes para que haja alguma rotatividade:


Busquei colocar pilotos com relação às equipes atuais, alguns que ficaram de fora, outros que correrão em 2025 - e tive que tirar alguns como os pilotos da Lamborghini, por falta de espaço. Os potenciais dos motoristas mais velhos foi editado via Cheat Engine para que tenham um auge mais tardio.

O único ponto que vejo negativo nesta DB, é que há uma grande polarização de resultados das principais equipes de fábrica, então será muito caro aprimorar uma equipe que possui menor performance, e ainda mais se você comandar uma equipe "privada", que tem um custo de motor muito maior.

Espero que aproveitem esta DB, que foi feita com muito carinho e deu MUITO trabalho de editar, mas no fim estou extremamente satisfeito com como foi desenvolvida e com seus testes.

Selecione a temporada de 2324 para jogar, e lembre-se de ativar a pontuação dupla na última corrida para simular a pontuação real do campeonato!!


Deixe um comentário sobre o que achou, ou entre no nosso grupo do Facebook onde embora um pouco parado, aos poucos voltamos a nos mexer ;) https://www.facebook.com/groups/cockpitmanageroficial/

Um abraço e até a próxima!

2 comentários: